INVENTORY AND HYDROGEOMORPHOLOGICAL CLASSIFICATION OF THE GEODIVERSITY OF THE MUNICIPALITY OF ALTO LONGÁ, PIAUÍ – BRAZIL / INVENTARIAÇÃO E QUALIFICAÇÃO HIDROGEOMORFOLÓGICA DA GEODIVERSIDADE DO MUNICÍPIO DE ALTO LONGÁ, PIAUÍ - BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/

Palavras-chave:

Inventário, Geopatrimônio Piauiense, Geoconservação

Resumo

Ao considerar a importância da conservação de locais da geodiversidade com valor superlativo, este trabalho tem como objetivo inventariar os Locais de Interesse da Geodiversidade (LIGs) com potencial hidrogeomorfológico do município de Alto Longá, Piauí - Brasil, como ferramenta de apoio ao geoturismo e a educação ambiental (geoeducação). Desse modo, os procedimentos metodológicos se resumem a revisão de literatura, trabalhos de campo e de gabinete e análise dos dados (redação do texto), além de técnicas de geoprocessamento. A ficha de inventário utilizada para análise de campo foi adaptada da metodologia de Araújo et al. (2024). O inventário permitiu a identificação de 08 LIG’s com potencial hidrogeomorfológico, nomeadamente: LIG 01 - Nascentes do Rio Longá, LIG 02 - Nascentes do Rio Gameleira, LIG 03 - Riacho Frei Pedro, LIG 04 - Cachoeira da Campeira, LIG 05 - Complexo Canto das Palmeiras, LIG 06 - Cachoeira do Pico, LIG 07 - Riacho da Liduvina e LIG 08 - Poção. A avaliação revelou a importância dos LIGs nos sentidos científico, cultural, educativo e turístico, com destaque para seus potenciais didático e turístico. Cabe ressaltar a necessidade de entendimento por parte da sociedade acerca do papel social da geodiversidade e consequentemente sua conservação - com as práticas de geoeducação, voltadas à sustentabilidade do patrimônio natural.

Biografia do Autor

  • Maria da Paz da Cruz Vitorio de Oliveira, Universidade Federal do Piauí

    Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade Federal do Piauí - UFPI (Biênio 2023-2025), possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI / 2017-2022) - Campus Clóvis Moura/Teresina-PI e Ex-residente do Programa Residência Pedagógica Subprojeto Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (Edição 2020-2022). Participa como pesquisadora no Grupo de Pesquisa Geodiversidade, Geopatrimônio e Geoconservação - GEOCON - da UFPI, com cadastro na plataforma do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPQ); atua na linha de pesquisa Estudos Regionais e Geombientais, principalmente nos seguintes temas: Geodiversidade, Estratégias de Geoconservação do geopatrimônio piauiense, ensino de Geografia Física e Geografia Ambiental. Tem experiência na área de acompanhamento pedagógico na educação infantil e ensino fundamental I e II.

  • Cláudia Maria Sabóia de Aquino, Universidade Federal do Piauí

    Possui graduação em Licenciatura Plena Em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1999), mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Ceará (2002) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (2010). Atualmente é professora Associada IV da Universidade Federal do Piauí, onde atua na pesquisa e no ensino de graduação e pós-graduação (Programa de Pós-Graduação de Geografia da UFPI), em disciplinas e temas relacionados à Geografia Física. É lider do Grupo de Pesquisa Geodiversidade, Patrimônio Geomorfológico e Geoconservação (GEOCON). Coordena juntamente com o professor Dr. Gustavo Souza Valladares o Grupo de Pesquisa GEOGRAFIA FÍSICA. Tem experiência e interesse nos temas: Geografia Física (Geodiversidade, Geopatrimônio, Bacia hidrográfica, Desertificação, Análise e planejamento ambiental, relação Natureza- Sociedade-Turismo), e Ensino de Conteúdos Físicos Naturais na Geografia.

  • Jaelson Silva Lopes , Universidade Federal de Santa Maria

    Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), integrando a linha de pesquisa: "Dinâmicas da Natureza e Qualidade Ambiental do Cone Sul". Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (2023-2025) e Graduado em Geografia pela Universidade Federal do Piauí - UFPI. Atualmente, é pesquisador do Grupo de Pesquisa Geodiversidade, Geopatrimônio e Geoconservação (GEOCON/UFPI), Grupo de Pesquisa em Patrimônio Natural, Geoconservação e Gestão da Água (PANGEA/UFSM), Grupo de Pesquisa em Intemperismo e Forma de Relevo (TAFONI/UFSM) e do Observatório das Paisagens Antropocênicas (OBSERPA/UFSM). Desenvolve pesquisas em Geografia com ênfase em Geodiversidade, geopatrimônio, geoconservação e geoeducação.

  • Renê Pedro de Aquino, Universidade Estadual do Piauí

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (1997), especialização em Gestão Ambiental pela Universidade Estadual do Piauí e mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Piauí (2013). Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Piauí. Foi professor da educação básica, atuando em diversas escolas da rede privada em Teresina-Pi (1994-2011), além da Secretaria Estadual da Educação do Estado do Piauí (2000-2006), e da Secretaria Municipal de Educação de Teresina (2000-2002) Atualmente é professor Assistente III na Universidade Estadual do Piauí, onde exerceu o cargo diretor do Campus Clóvis Moura de março de 2011 a dezembro de 2020. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em estudos geoambientais.

Downloads

Publicado

2025-12-27