THE INTRINSIC RELATIONSHIP BETWEEN GEOMORPHOLOGY AND MINERAL DEPOSITS / A RELAÇÃO INTRÍNSECA ENTRE A GEOMORFOLOGIA E OS DEPÓSITOS MINERAIS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/

Palavras-chave:

Minerais, Processos, Relevo

Resumo

A presente pesquisa teve como objetivo principal, o estudo da relação intrínseca entre a geomorfologia e os depósitos minerais em Sete Pedras, Goiabeira-MG, sudeste do Brasil. A metodologia foi organizada em análises de gabinete e de campo. Em gabinete, os mapas geológicos e geomorfológicos foram organizados/elaborados, utilizando ferramentas de edição do software ArcGIS 10.3.1™, a partir do Sistema de Informações Geográficas (SIG) e as bases cartográficas foram configuradas no sistema de projeção UTM e DATUM SIRGAS 2000, zona 24S, posteriormente analisados e comparados com os dados obtidos em campo e com a literatura existente. Os resultados apresentaram a distribuição do relevo, influenciando na regulagem do material fornecido pelas vertentes (mapa de fluxo detrítico) demonstrando a relação entre a geomorfologia e os depósitos minerais (mapa geomorfológico).

Biografia do Autor

  • Marcos Cesar Luna da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

    Doutorando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGG) da Universidade Federal do Espírito Santo (2023 - atualmente). Mestre em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo (2020-2022). Graduado no Bacharelado (2015 - 2019) em Geografia pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

2025-12-27