GEOMORPHOLOGICAL CHARACTERIZATION OF THE MUNICIPALITY OF NATAL, RIO GRANDE DO NORTE, BRAZIL: MAPPING, URBAN OCCUPATION ASPECTS, AND ASSOCIATED ENVIRONMENTAL IMPACTS  /  CARACTERIZAÇÃO GEOMORFOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE NATAL/RN: MAPEAMENTO, ASPECTOS DA OCUPAÇÃO URBANA E IMPACTOS AMBIENTAIS ASSOCIADOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/

Palavras-chave:

Geomorfologia urbana, Uso do Solo, Planejamento ambiental, Natal, Rio Grande do Norte

Resumo

Este artigo visa analisar as unidades geomorfológicas do município de Natal/RN, com base na Carta Geomorfológica elaborada pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), e correlacioná-las com a dinâmica de uso e ocupação do solo nas áreas urbanizadas. A metodologia adotada inclui revisão bibliográfica e análise integrada, correlacionando as características físicas do relevo e os processos geomorfológicos à evolução histórica da ocupação urbana. Os resultados evidenciam que áreas de alta sensibilidade geomorfológica vêm sendo ocupadas de forma inadequada, especialmente zonas de dunas fixas e móveis, encostas declivosas e margens de corpos hídricos, o que agrava processos erosivos, assoreamentos e risco de deslizamentos. Conclui-se que o mapeamento geomorfológico é uma ferramenta essencial para subsidiar políticas públicas de planejamento urbano, gestão ambiental e prevenção de riscos.

Biografia do Autor

  • Marcelo Eduardo Dantas, SGB/CPRM - Serviço Geológico do Brasil

    MARCELO EDUARDO DANTAS – Graduado (1992) em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com os títulos de licenciado em Geografia e Geógrafo. Mestre (1995) em Geomorfologia e Geoecologia pela UFRJ. Nesse período, integrou a equipe de pesquisadores do Laboratório de Geo-Hidroecologia (GEOHECO/UFRJ), tendo atuado na investigação de temas como: Controles Litoestruturais na Evolução do Relevo; Sedimentação Fluvial; Impacto das Atividades Humanas sobre as Paisagens Naturais no Médio Vale do Rio Paraíba do Sul. Em 1997, ingressou no SGB/CPRM, atuando como geomorfólogo até o presente. Desenvolveu atividades profissionais em projetos na área de Geomorfologia, Diagnósticos Geoambientais, Zoneamentos Ecológico-Econômicos e Mapeamentos da Geodiversidade e de Suscetibilidade a Movimentos de Massa e Inundações, em atuação integrada com a equipe de geólogos do DEGET (Depto. de Gestão Territorial - SGB/CPRM). Dentre os trabalhos mais relevantes, destacam-se: Mapa Geomorfológico e Diagnóstico Geoambiental do Estado do Rio de Janeiro; Mapa Geomorfológico do ZEE RIDE Brasília; Estudo Geomorfológico Aplicado à Recomposição Ambiental da Bacia Carbonífera de Criciúma; Análise da Morfodinâmica Fluvial Aplicada ao Estudo de Implantação das UHEs de Santo Antônio e Jirau (Rio Madeira-Rondônia); Geodiversidade do estado do Rio de Janeiro. Atuou entre os anos de 2002 e 2010, como professor-assistente do curso de Geografia/UNISUAM. Desde 2010, é coordenador nacional de Geomorfologia do Projeto Geodiversidade do Brasil (SGB/CPRM). Desde 2013, é coordenador nacional de Geomorfologia do Projeto Suscetibilidade a Movimentos de Massa e Inundações (SGB/CPRM). Associado efetivo da União da Geomorfologia Brasileira (UGB) desde 2007. Entre 2017 e 2023, foi coordenador-executivo do Departamento de Gestão Territorial (DEGET/ CPRM). Atualmente, é Assistente do Departamento de Gestão Territorial (DEGET/ CPRM).

  • Ana Clara Celestino Belchior, SGB/CPRM - Serviço Geológico do Brasil

    ANA CLARA CELESTINO BELCHIOR – Geógrafa, bacharela em Geografia (2022) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Técnica em Meio Ambiente (2017) pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN – Campus São Paulo do Potengi), possui experiência em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de diagnóstico, percepção e educação ambiental. Durante a graduação, integrou projetos de iniciação científica voltados à produção de indicadores e ao mapeamento de riscos e desastres, sendo membro do Grupo de Pesquisa em Dinâmicas Ambientais, Risco e Ordenamento do Território (GEORISCO) e do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisas sobre Desastres (NUPED). Atuou como estagiária e profissional na CRN-Bio Ambiental e Arqueologia, desenvolvendo atividades nas áreas de licenciamento ambiental e geoprocessamento. Finalizou, em julho de 2025, sua participação como bolsista do Programa de Residência em Iniciação Profissional da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), na área de Ciências da Terra com ênfase em Geomorfologia Aplicada. As atividades foram desenvolvidas no Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM), no Departamento de Gestão Territorial (DEGET), com foco na cartografia geomorfológica.

Downloads

Publicado

2025-12-27