GEOMORPHOLOGY IN THE CONTEXT OF THE NATIONAL COMMON CURRICULAR BASE (BNCC): LIMITS AND POSSIBILITIES FOR THE TEACHING OF GEOGRAPHY  / GEOMORFOLOGIA NO CONTEXTO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC): LIMITES E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/

Palavras-chave:

Geomorfologia, Ensino de Geografia, BNCC, Educação geográfica, Fromação cidadã

Resumo

Este artigo analisa a presença da Geomorfologia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), considerando sua importância para a compreensão das interações sociedade-natureza e dos riscos ambientais. O objetivo é discutir os limites e as possibilidades do ensino desse campo na educação básica. A pesquisa adota abordagem qualitativa, fundamentada em revisão bibliográfica e análise documental da BNCC. Os resultados evidenciam que a Geomorfologia é apresentada de forma fragmentada e predominantemente descritiva, reduzida à classificação de formas do relevo, o que enfraquece sua dimensão processual e crítica. Conclui-se que é necessário superar essa perspectiva reducionista, promovendo práticas que articulem ciência, cotidiano e prevenção de desastres, contribuindo para uma educação geográfica significativa e para a formação cidadã.

Biografia do Autor

  • Lucas Santos Daniel, UERJ

    Graduação em andamento em Geografia (2023) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na Faculdade de Formação de Professores (FFP). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Geomorfologia, Hidrogeomorfologia, Geoprocessamento e Riscos Geomorfológicos. Atualmente é bolsista de graduação financiado pelo CETREINA/UERJ associado aos grupos Geohidrologia e Dinâmicas da Paisagem (GEOHDIP) e Dinâmicas Ambientais e Geoprocessamento (DAGEOP).

  • Davi Laurentino da Silva, UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Graduando de Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) na Faculdade Formação de Professores (2023), com ênfase de estudo em Ensino de Geografia e Geografia Urbana. Integrante do Grupo de Pesquisa de Estudos e Pesquisas em Geografia, Educação e Cidades (GEPGEC). Bolsista de Iniciação Científica da FAPERJ do projeto Propostas de Atividades Didáticas para a Construção da Educação Geográfica em Silva Jardim (RJ), membro do Projeto Universal intitulado Conhecimentos e saberes educativos geográficos na relação entre Brasil e Moçambique: propostas para ações pedagógicas nas relações étnico-raciais (CNPq).

Downloads

Publicado

2025-12-27