GEOMORPHOSITES AND THEIR CHARACTERISTICS IN THE GEOMORPHOLOGICAL CONTEXT OF THE CAMINHOS DOS CÂNIONS DO SUL UNESCO GLOBAL GEOPARK

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/

Palavras-chave:

Unidade geomorfológica, Geopatrimônio, Patrimônio Geomorfológico, Geossítio, Geomorfodiversidade

Resumo

Geoparque Mundial da UNESCO Caminhos dos Cânions do Sul abriga um geopatrimônio predominantemente de conteúdo geomorfológico, que se situam na paisagem compartimentada em 4 unidades geomorfológicas. O trabalho objetiva apresentar os geomorfossítios inventariados neste território, analisando suas características, distribuição nas unidades geomorfológicas, grau de relevância e dinamicidade. A metodologia qualitativa consistiu na compilação de inventários, resultando em 29 geomorfossítios classificados segundo sua dinâmica. Os resultados indicam os sítios se concentram nas Escarpas e Patamares da Serra Geral, unidades que abrigam todos de relevância internacional. Identificou-se apenas dois na Planície e uma lacuna de sítios representativos do Planalto. Por fim, apenas dois geomorfossítios tem características dinâmicas e os demais são estruturais e apresentam uma diversidade de escalas. 

Biografia do Autor

  • Yasmim Rizzolli Fontana dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutoranda em Geografia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do Grupo de Pesquisa em Estrutura, Dinâmica e Conservação da Biodiversidade e Geodiversidade (BIOGEO).

  • Jairo Valdati, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Professor Doutor do Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Líder do Grupo de Pesquisa em Estrutura, Dinâmica e Conservação da Biodiversidade e Geodiversidade (BIOGEO).

  • Paola Coratza, Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia

    Professora Doutora do Departamento de Ciências Químicas e Geológicas da Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia. 

Downloads

Publicado

2025-12-27