GEOLOGICAL- GEOMORPHOLOGICAL MACRO-UNITS OF THE STATE OF ESPÍRITO SANTO / MACRO-UNIDADES GEOLÓGICO-GEOMORFOLÓGICAS DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO
Resumo
Para a elaboração desse mapa foram utilizadas as imagens radar, do Projeto Radambrasil, Folhas SF.23/24 Rio de Janeiro/Vitória (1983) e SE.24 Rio Doce (1987), visando obter informações detalhadas sobre as formações fitogeográficas, geológicas e geomorfológicas. No Nível 1, o estado do Espírito Santo foi considerado totalmente no Domínio Fitoclimático da Mata Atlântica. Para a delimitação do Nível 2, das Unidades Morfoestruturais, foram delimitados os Maciços Plutônicos; Estruturas Dobradas Remobilizadas; os Sedimentos Terciários (Neógeno) e os Sedimentos Quaternários. No Nível 3, foram delimitadas as morfoesculturas, sendo elas: Planaltos e Serras de Cimeiras Regionais; Planalto Dissecados de Altitudes Médias; Tabuleiros Costeiros; Planícies e Terraços Fluviais; Planícies Marinhas (cordões praiais) e Planícies Intermarés.
Esse mapa foi originalmente elaborado para a Tese intitulada “Séries geomóficas costeiras do Estado do Espírito Santo e os habitats para o desenvolvimento dos manguezais: uma visão sistêmica”, defendida em 2004, no Programa de Pós-graduação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, da Universidade de São Paulo, sob a orientação do Prof. Jurandyr Luciano Sanches Ross e a Co-orientação da Profa. Dra. Yara Scheffer-Novelli, do Instituto Oceanográfico, da mesma universidade.