FORTIM’S APPS MAP, CE / MAPA DAS APPs DE FORTIM, CE.

Autores

  • Eliomara Meira Gomes Autor
  • Antônio Jeovah de Andrede Meirelles Autor
  • Pedro Edson Face Moura Autor

Resumo

O mapeamento das APP foi feito seguindo a resolução do CONAMA nº303, de março de 2002 que dispões sobre os parâmetros, definições e limites de Áreas de Preservação Permanente. As áreas identificadas como APP no município de Fortim foram Faixa de Praia, Dunas, Planícies Fluviomarinhas e faixas marginais dos rios e lagos. Todo o mapa foi feito usando o Sistema de Coordenadas SIRGAS 2000 – UTM 24S. Limites municipais fornecidos pelo IPECE (2019).
Passo 01: Vetorização através de imagens Google Earth Pro dos Rios Pirangi, Rio Jaguaribe e Córrego Maceió em formato polígono uma vez que eles possuem uma largura variável do que a dos rios interiores. Uma vez que possui uma largura variável foi utilizada a ferramenta Variable Distance Buffers. Onde a faixa marginal do Córrego Maceió foi de 50 m, uma vez que o rio possui uma largura de 10-50m, e do Rio Jaguaribe e Pirangi foram de 200 m uma vez que esses rios possuem uma largura de 200-600 m.
Passo 02: Vetorização através de imagens Google Earth Pro dos rios interiores em formato linha e buffer de 30 m, uma vez que estes possuem largura menores que 10m. Os lagos foram vetorizados em formato polígono e seu buffer foi de 30 m já que se trata de lagos em áreas urbanizadas.
Passo 03: Vetorização através de imagens Google Earth Pro das dunas fixas na região. A área de APP é composta por toda a sua extensão.
Passo 03: As Planícies Fluviomarinhas foram feitas através do shapefile de Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Estado do Ceará – ZEEC de escala 1:10.000 (SEMA 2021). Onde foram feitas a mescla de feições das planícies Fluviomarinhas com manguezais e Fluviomarinha com apicuns e salgados. Na lei planícies fluviomarinhas toda a sua extensão é considerada APP.

Downloads

Publicado

2024-06-10