PROFESSOR MARGARIDA PENTEADO / PROFESSORA DOUTORA MARGARIDA PENTEADO

Autores

  • Carlos Henrique S. Penteado Professor Doutor aposentado do IB-UNESP, Campus de Rio Claro – SP Autor

Resumo

Margarida Maria Penteado nasceu em Rio Claro-SP, em 27 de janeiro de 1929. Nosso pai, Oscar de Arruda Penteado era farmacêutico formado pela Escola de Farmácia do Bairro da Luz, em São Paulo. Nossa mãe, Enid Silva Penteado também estudou em São Paulo, formando-se professora pela Escola Normal “Caetano de Campos”. Tiveram sete filhos, quatro homens e três mulheres; Margarida foi a segunda e, este que aqui escreve, foi o de número cinco.
Margarida diplomou-se, inicialmente, como professora primária pela Escola Normal Puríssimo Coração de Maria, em Rio Claro, no ano de 1947. Logo fez concurso público para o Magistério, indo lecionar em Pacaembu-SP, onde ficou por um ano. Em seguida, conseguiu transferência para sua cidade e foi lecionar em uma Escola Rural do Bairro do Sobrado, tendo lá ficado por oito ou nove anos, indo e voltando, diariamente, de charrete.
Em 1958, pediu afastamento para cursar Geografia, em cujo vestibular na recém- criada Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro, passou em 1º lugar. Quatro anos mais tarde recebeu seu diploma, com a nota mais alta da classe e, novamente, em 1º lugar!
Por seus méritos foi contratado pelo então primeiro Diretor da Faculdade, Professor Doutor João Dias da Silveira, para o cargo de Professora Assistente da disciplina de Geografia Física. Em 1968 defendeu sua tese de Doutoramento, na mesma disciplina, com o título: “Geomorfologia da Região Central do Estado de São Paulo”, incluindo estudos sedimentares das Bacias Hidrográficas da região de Rio Claro. Simultaneamente ainda cursou Pós-Graduação em Geologia, na Escola de Engenharia de São Carlos (USP).
No início de 1973, licenciando-se da Faculdade de Filosofia, foi para os Estados Unidos, fixando-se em Austin – Texas, onde fez estágios e Pós-Doutorado na Universidade do Texas, período em que prestou alguns serviços para a NASA, interpretando mapas e fotografias aéreas da região. Nessa ocasião, conheceu o engenheiro equatoriano, Hugo Enrique Orellana, que lá trabalhava e com ele se casou em 1975, em Rio Claro, após retomar as suas atividades na Faculdade de Filosofia.
Licenciando-se mais uma vez da Faculdade de Rio Claro, a Professora Margarida foi para Brasília, após ser contratada como Professor Adjunto, no Departamento de Geografia e História da Universidade de Brasília - DF. Nessa ocasião seu marido foi contratado pelo Ministério dos Transportes, como Engenheiro de Estradas de Rodagem. Em Brasília, o casal ficou até 1984, período em que a Professora Margarida, lecionou, orientou teses de Doutorado e dissertações de Mestrado, fazendo com os alunos freqüentes trabalhos de campo, levando, quando possível, colegas professores do Departamento interessados nos trabalhos. Durante esse  tempo colaborou ainda com o Instituto Rio Branco de Diplomacia, ministrando aulas de Geografia para futuros Embaixadores e Cônsules.
Voltando para sua cidade no ano de 1985, a professora Margarida retomou suas atividades de docência e pesquisa no Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro, então já incorporada na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”-UNESP; ao mesmo tempo em que passou a envolver-se em projetos voltados para a área do meio ambiente, da Prefeitura Municipal de Rio Claro, junto à Secretaria do Meio Ambiente na estruturação do “Primeiro Plano Diretor da Cidade de Rio Claro”.
Entre os trabalhos de Margarida Penteado, contam-se dezenas de artigos científicos, publicados no Brasil e no exterior; livros didáticos como “Fundamentos de Geomorfologia” – Rio de Janeiro, 1974; orientação a estudantes de Graduação e Pós-Graduação, no Brasil e no exterior; Teses de Mestrado e Doutorado no Brasil e no exterior. Ressalte-se, ainda, que a Professora Margarida também viajou por quase todos os Estados brasileiros e, além dos Estados Unidos, conheceu vários países da América do Sul, bem como o México, Canadá e muitos países da Europa!
A Professora Margarida faleceu em Rio Claro, em 2015, aos 87 anos de idade. Em homenagem póstuma por seus méritos, a Câmara Municipal aprovou em 2016, um projeto de lei denominando uma Escola Municipal de Rio Claro, de “Escola Caminho da Vida Margarida Penteado”, à cuja homenagem compareci em 31 de maio de 2016. Nessa ocasião, como orador convidado, discursei sobre a história de vida de minha irmã, tendo dirigido palavras de agradecimento às autoridades presentes.
Enfim, mesmo com tantos sucessos, Margarida foi uma pessoa simples, dedicada à família e ao próximo, sempre auxiliando e ainda contribuindo com os trabalhos pastorais da Paróquia que frequentava em Rio Claro. Confesso que minha irmã Margarida deixou saudades e exemplos de dedicação, perseverança, sensibilidade, fraternidade e amor.

Biografia do Autor

  • Carlos Henrique S. Penteado, Professor Doutor aposentado do IB-UNESP, Campus de Rio Claro – SP

    Professor Doutor aposentado do IB-UNESP, Campus de Rio Claro – SP

Downloads

Publicado

2024-06-10

Edição

Seção

Flashes Geomorfológicos: Homenagens