QUALI-QUANTITATIVE ASSESSMENT OF THE COASTAL GEOHERITAGE OF THE SOUTHEAST COASTAL SECTOR ON THE ISLAND OF MARANHÃO, MA-BRAZIL / AVALIAÇÃO QUALI-QUANTITATIVA DO GEOPATRIMÔNIO COSTEIRO DO SETOR SUDESTE COSTEIRO NA ILHA DO MARANHÃO, MA-BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/

Palavras-chave:

Geopatrimônio, Ambientes Costeiros, Ilha do Maranhão

Resumo

Esta pesquisa buscou avaliar o geopatrimônio costeiro do setor sudeste da Ilha do Maranhão, localizada no nordeste do país, a partir do método de Pereira (2010), que enfatiza os Valores de Uso Científico, Turístico e o Valor de Conservação. A área conta com a presença de planícies fluvio-marinhas, planícies costeiras, falésias e praias arenosas de suma importância para o ecossistema e a comunidade Foram inventariados 8 geossítios, que se destacaram por seu valor científico e valor de conservação. O valor de uso turístico teve a menor pontuação, devido as baixas pontuações para os critérios de visibilidade e infraestrutura turística. Esses resultados indicam a necessidades específicas para a gestão costeira local, que considerem a conservação de características e serviços ecossistêmicos prestados pelo geopatrimônio mediante a expansão urbana deste setor na Ilha do Maranhão.

Biografia do Autor

  • Thiara Oliveira Rabelo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Pesquisadora Pós-doc do GEOCERES/UFRN atuando no projeto: "Risco de degradação em Unidades de Conservação (UC) frente às mudanças climáticas: uma análise quali-quantitativa do geopatrimônio costeiro em UC´´s no estado do Rio Grande do Norte, Brasil". Professora colaboradora do GEOCERES/UFRN. Doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Geografia pela mesma instituição. Graduada em bacharelado e licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Maranhão. Atuou como professora substituta do Departamento de Geografia-CERES/UFRN.  Atua principalmente nas áreas de Geodiversidade, Geoconservação e Risco de Degradação, Ambientes costeiros, Inventariação e Quantificação do geopatrimônio, Serviços da Geodiversidade, Análise da Paisagem, Vulnerabilidade Ambiental. 

  • Zuleide Maria Carvalho Lima, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Pós-Doutora pela UFRN. Possui graduação em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1993), graduação em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1995), Mestrado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1997) e Doutorado em Programa de Pós Graduação em Geodinâmica e Geofísica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004). Atualmente sou Professora Titular do Departamento de Geografia da UFRN. Tenho experiência na área de Geociências, com ênfase em Geografia Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Paisagem Costeira, Ambiente Costeiro, Praia de Ponta Negra, Monitoramento Ambiental, Uso e Ocupação do Solo e Geodiversidade.

  • Marcos Antônio Leite do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998), com mestrado (2000) e doutorado (2003) em Geodinâmica pelo PPGG/UFRN. Foi geólogo do Serviço Geológico do Brasil - CPRM entre 2007 e 2009, onde coordenou o Projeto Monumentos Geológicos do Rio Grande do Norte e foi membro suplente da CPRM na Comissão Brasileira de Sítios Geológicos e Paleontológicos - SIGEP. Atualmente é Professor Associado III do Departamento de Geologia da UFRN. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Petrologia Ígnea, Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo. Pesquisa em temas como Levantamento do Patrimônio Geológico Potiguar com fins a Geoconservação; Seridó Geoparque Mundial da UNESCO e Magmatismo Ediacarano no Rio Grande do Norte. É autor de vários artigos científicos nacionais e internacionais, publicou o primeiro livro brasileiro dedicado ao tema - Geodiversidade, Geoconservação e Geoturismo: trinômio importante para a proteção do patrimônio geológico -, além dos livros Geodiversidade na Arte Rupestre no Seridó Potiguar e Geoparque Seridó: geodiversidade e patrimônio geológico no interior potiguar, dentre outros como coautor. 

Downloads

Publicado

2025-06-30