RELATIONSHIPS BETWEEN LAND USE AND OCCUPATION AND RELIEF DYNAMICS IN THE TRANCOSO RIVER WATER BASIN (BA)  / RELAÇÕES ENTRE USO E OCUPAÇÃO DA TERRA E DINÂMICA DO RELEVO NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TRANCOSO (BA)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/ISSN2966-2958.v2n1.2024.024

Palavras-chave:

Paisagem costeira, Impacto ambiental, Pressão antrópica, Costa do Descobrimento

Resumo

As regiões costeiras possuem dinâmica complexa, sendo essencial compreender a transformação da paisagem. Este estudo investiga o uso e ocupação da terra na bacia do rio Trancoso e sua interação com relevo, utilizando para isso uma abordagem sistêmica. Foram analisados seis períodos ao longo de 48 anos, com base em fotografias aéreas e dados do MapBiomas. Os resultados indicam que a pastagem, a silvicultura e a urbanização alteram o uso da terra, afetando ecossistemas e recursos hídricos. A redução da vegetação nativa e a expansão da infraestrutura urbana podem intensificar processos erosivos e aumentar a pressão sobre áreas sensíveis, como restingas e manguezais. Embora o uso da terra não modifique diretamente o canal do rio, intervenções no canal e infraestruturas voltadas ao turismo podem influenciar sua dinâmica sedimentar, reforçando a necessidade de uma gestão ambiental eficiente.

Biografia do Autor

  • Paulo Henrique Moraes de Souza, Universidade Estadual de Campinas

    Doutorando do Programa de Pós-graduação em Geografia e vinculado ao Laboratório de Geomorfologia e Análise Ambiental (Unicamp).

  • Archimendes Perez Filho, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

    Professor Titular pelo Instituto de Geociências da Universidade Estadual de Campinas (Campinas).

  • Estêvão Botura Stefanuto, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

    Pós-doutorando no Departamento de Geografia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Downloads

Publicado

2025-06-30