EROSIVE PROCESSES ON PAVED ROAD: GULLY MONITORING AND ASSESSMENT IN RIO CLARO MUNICIPALITY, RIO DE JANEIRO STATE/BRAZIL / PROCESSOS EROSIVOS EM ESTRADA PAVIMENTADA: MONITORAMENTO E DIAGNÓSTICO DE VOÇOROCA EM RIO CLARO/RJ- BRASIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/ISSN2966-2958.v2n1.2024.022

Palavras-chave:

Erosão, Voçorocas, Geotcnologias, Solos

Resumo

A voçoroca é uma feição erosiva relacionada à erosividade das chuvas, erodibilidade dos solos, relevo e ação humana, que pode intensificar o processo, causando impactos socioambientais e econômicos. Esta pesquisa teve como objetivo monitorar e diagnosticar a voçoroca no talude da estrada RJ-155/BR-494. Foram coletadas amostras de solo para análises laboratoriais (textura, densidade e porosidade) e utilizadas geotecnologias, imagens de satélite, VANTs e softwares (Google Earth Pro, Maps, Street View, Drone Deploy, SketchUp e Excel). Identificaram-se quatro classes texturais, predominando a franco-arenosa. Em cinco dos sete pontos, a densidade do solo apresentou valores críticos. As imagens históricas mostraram evolução da feição e avanço em direção à RJ-155 e suas estruturas de drenagem.

Biografia do Autor

  • Diego Janoti Suarez, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Mestrando em Geologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Geólogo formado na mesma instituição (UFRJ-2022). Pesquisador associado no Laboratório de Geomorfologia Ambiental e Degradação dos Solos (LAGESOLOS). Consultor de geologia em empresas de engenharia. Microempreendedor individual (MEI), dono da Janoti Informática. Prestação de serviços de técnico de informática em geral.

  • Antonio José Teixeira Guerra, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Possui graduação em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1983) e doutorado em Soil Erosion - University of London (1991). Pós-doutorado pela Universidade de Oxford (1997) e pela Universidade de Wolverhampton (2015), Inglaterra. Atualmente é Prof. Titular do Departamento de Geografia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geomorfologia, atuando principalmente nos seguintes temas: geomorfologia, erosão dos solos, movimentos de massa, recuperação de áreas degradadas e gestão ambiental. Mais recentemente, vem trabalhando também em temas relacionados à geoconservação, geodiversidade e geoturismo, temas esses que fazem parte de projetos de pesquisa desenvolvidos no âmbito do LAGESOLOS (Laboratório de Geomorfologia Ambiental e Degradação dos Solos), coordenado por Antonio Guerra.

  • Helena Polivanov, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Possui graduação em Geologia pela UFRJ (1978), mestrado (1984) e doutorado (1998) pelo Programa de Pós-graduação em Geologia da UFRJ. Atualmente é professora Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em mineralogia das argilas, química e física de solos, atuando principalmente nos seguintes temas: geologia de engenharia e ambiental, pedologia aplicada, mineralogia e química das argilas.

Downloads

Publicado

2025-06-30