THE VIEW OF STUDENTS FROM THE FIRST DISTRICT OF PETRÓPOLIS ON THE CHANGES IN THE LANDSCAPE CAUSED BY THE SOCIO-ENVIRONMENTAL CATASTROPHE OF 2022 /  O OLHAR DOS ALUNOS DO PRIMEIRO DISTRITO DE PETRÓPOLIS ACERCA DAS MODIFICAÇÕES NA PAISAGEM OCASIONADAS PELA CATÁSTROFE SOCIOAMBIENTAL DE 2022

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/ISSN2966-2958.v2n1.2024.023

Palavras-chave:

Petrópolis, Paisagem, Percepção, Educação

Resumo

Este artigo busca compreender como os alunos de escolas localizadas no primeiro distrito de Petrópolis lidam com as mudanças provocadas na paisagem da cidade em decorrência dos deslizamentos de terra e das inundações ocorridas em meio às catástrofes socioambientais de fevereiro e março de 2022. A partir das perspectivas de Milton Santos e de Roberto Lobato Corrêa sobre a percepção da paisagem, buscou-se investigar como os estudantes vivenciam as marcas deixadas pelos eventos que resultaram em 242 mortes e 4 mil desabrigados. Para isso, aplicou-se questionários a 220 alunos de escolas públicas e privadas do distrito mais atingido pelos eventos extremos. Os dados coletados demonstram que as paisagens modificadas evocam sentimentos como medo e tristeza e que as escolas pouco discutem os riscos socioambientais vivenciados em Petrópolis. 

Downloads

Publicado

2025-06-30